SINESTÉSICO OU CINESTÉSICO?

mulher-com-duvida-planejamento-ano-novo-1

SINESTÉSICO OU CINESTÉSICO ?

Quando criei o Perfil Cognitivo e compartilhei com a equipe do Espaço Educacional fui questionada pelo fato da palavra Cinestésico aparecer em dois lugares: nos estilos de aprendizado e nas Inteligências Múltiplas.

Pesquisando concluí que o ESTILO DE APRENDIZADO seria nomeado como SINESTÉSICO, pelos motivos:

–  por associar o aprender com  a exploração de todos os órgãos dos sentidos, principalmente o tato;

– por representar o aprender fazendo, com a “mão na massa”;

– por estar vinculado com o significado, ou seja, o conceito aprendido estar inserido em um contexto, em uma realidade que nos rodeia e que exploramos através dos sentidos.

E que o CINESTÉSICO da Inteligência Cinestésico- corporal estaria associado à CINÉTICA, parte da física que estuda o movimento, que está bastante associada ao CORPO e à HABILIDADE MANUAL.

Na realidade os dois termos conversam entre si, pois ambos têm em comum a AÇÃO.

No entanto, nos Estilos de Aprendizado, o Estilo SINESTÉSICO mostra um caminho ativo para o aprender explorando todos os sentidos, que aliás hoje é característico do movimento maker das novas gerações, do interesse pela resolução de problemas reais a partir da construção de projetos, enfim,  da busca por um significado e por um aprender contextualizado.

A Inteligência CINESTÉSICO-CORPORAL mostra que a pessoa que a tem como predominante apresenta habilidade com o corpo e/ou habilidade manual e que esta inteligência pode representar uma área de interesse vinculada a uma profissão ou simplesmente ser utilizada como um canal saudável para liberar o estresse no dia a dia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *